O solo
O solo:
O que é o solo?
O solo é um conjunto de substâncias cuja base é o intemperismo agindo sobre a rocha.
O que existe no solo?
O solo é compostos por minerais, ar, água e matéria orgânica, que são as bactérias, os fungos, as plantas, os animais e os restos mortais dos seres vivos.
O solo também é dividido em diferentes horizontes: os horizontes O, A, E, B, C e R
Horizonte O: Camada mais superficial, onde vivemos, junto com outros seres vivos; sua cor é mais escura.
Horizonte A: Possui bastante húmus e matéria inorgânica; sua cor é mais clara e possui vários sedimentos.
Horizonte E: Cor clara, onde a argila e outras partículas são exiladas.
Horizonte B: Pouca matéria orgânica e nutrientes, tendo uma cor clara.
Horizonte C: Composto por fragmentos desprendidos da rocha matriz; possui uma cor próxima a rocha-mãe.
Horizonte R: Rocha que deu origem ao solo( rocha mãe).
Tipos de solo
Solo arenoso: Têm um teor de areia igual ou superior a 70%. Esses solos secam rapidamente porque são muito permeáveis: os grãos são maiores e há grandes espaços entre eles. Os sais minerais e a matéria orgânica, que servem de nutrientes para as plantas, são carregados pela água e por isso os solos arenosos são geralmente pobres em nutrientes.
Solo argiloso: Predominam partículas de argila, embora haja também silte e areia. Um solo é considerado argiloso quando contém de 35% a 60% de argila. Em geral, esse solo é menos permeável que os solos arenosos. O solo é fértil e facilita o crescimento das plantas. Porém, se esse tipo de solo tiver muita água, grandes poças de água ficarão acumuladas.
Solo humífero: Neste tipo de solo há a predominância de material orgânico ou húmus. São mais porosos, com uma grande circulação de ar.
Solo mineral: Neste tipo de solo há a predominância de material mineral. EX: CaCO3= calcário.
Preparação do solo:
Macronutrientes: Nutrientes que as plantas necessitam em grande quantidade. EX: N, P, K.
Micronutrientes: Nutrientes que as plantas precisam em pequenas quantidades, mas são essenciais. EX: Cu, Mn, Mg, Ca, B e Zn.
Existem os diferentes tipos de preparação do solo:
Aração: A aração (mobilização/revolvimento) é uma operação que visa à quebra de torrões quando realizada após uma subsolagem, bem como a incorporação de restos oriundos da cultura anterior, para incorporação de matéria orgânica no solo. https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Melancia/SistemaProducaoMelancia/solos.htm#:~:text=A%20ara%C3%A7%C3%A3o%20(mobiliza%C3%A7%C3%A3o%2Frevolvimento),de%20mat%C3%A9ria%20org%C3%A2nica%20no%20solo.
A aração leva a matéria orgânica de cima do solo mais para baixo, e a parte mineral vai mais para cima, deixando o solo em boas condições para o plantio.
Adubação: Ato ou efeito de adubar as terras para cultura de lavoura, plantações etc.; adubagem, adubamento, estrumação. Existem 3 tipos de adubação:
Adubação química: É adicionado ao solo os nutrientes N, P e K.
Adubação orgânica: É utilizada a compostagem nesse tipo de adubação.
Adubação verde: São utilizadas as plantas leguminosas nesse tipo de adubação para ajudar na produção de nitritos e nitratos.
Calagem: A calagem é a prática indicada para corrigir a acidez, neutralizar o alumínio (Al) trocável e fornecer cálcio (Ca) e magnésio (Mg) para a cultura, proporcionando maior crescimento das raízes e incrementos de produtividade. https://www.embrapa.br/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/feijao/producao/calagem#:~:text=Portanto%2C%20a%20calagem%20%C3%A9%20a,ra%C3%ADzes%20e%20incrementos%20de%20produtividade.
Nessa prática é adicionado CaCO3.
Drenagem: Drenagem é a retirada de água em excesso do solo. Escoamento de águas de terreno excessivamente úmido por meio de tubos, valas, fossos etc. instalados na superfície ou nas camadas subterrâneas.
Composição do solo:
O solo é composto por muitas coisas. O que seria o ideal da composição de um solo seria assim:
Os minerais e a matéria orgânica são a parte sólida do solo, e a água e o ar são a parte porosa. Os minerais do solo podem variar dependendo da rocha que originou o solo.
Matéria orgânica: A matéria orgânica é constituída por organismos vivos, resíduos vegetais e animais em diferentes graus de decomposição. Os organismos vivos são chamados de biota: bactérias, actinomicetos, leveduras(fungos), protozoários, algas; a fauna: minhocas(anelídeos) e nematoides. Os tecidos mortos são chamados de restos e os organismos mortos cujos restos não são identificáveis são chamados de húmus, tendo a humina, o ácido húmico e ácido fúluico.
Ar: Na atmosfera, o ar é composto por 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio, 1% de argônio e 0,04% de gás carbônico. Já no solo, há 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio, 0,9340% de argônio e 0,25% de gás carbônico.
Minerais: Quartzo e feldspato
olivina, augita, hornblenda, plagioclase cálcica
Si04, Fe, Mg, Ca, Na, Al, Ti, Si(areia, ferro, magnésio, cálcio, sódio, alumínio, titânio e silício)
Argila: Silicato de alumínio, ferro, cálcio e potássio(Fe, Ca, K e Al2Si205(OH)4)
Problemas na conservação do solo:
1. Erosão:
Erosão é o processo natural de degradação do solo seguido do transporte e da deposição de materiais removidos desse substrato (sedimentos) em áreas rebaixadas. Tem como causas fatores naturais ou antrópicos. A erosão é classificada de acordo com o agente erosivo predominante ou de acordo com a intensidade do processo. A erosão pode ser:
pluvial: causada pela água da chuva;
fluvial: causada pela água dos rios;
glacial: causada por geleiras;
eólica: causada pelos ventos;
antrópica: causada pela ação humana.
Se não evitarmos que aconteça o processo erosivo, ocorrerá o fenômeno assoreamento, que prejudica os seres vivos. Para evitarmos a erosão, o melhor que podemos fazer é não retirar a mata ciliar, não praticar o desmatamento, cuidar a criação do gado devido ao pisoteio, etc.
2. Retirada da mata ciliar: A mata ciliar é a vegetação que fica na margens dos rios e lagos, funcionando como os cílios dos olhos, por isso o nome mata "ciliar". Infelizmente, elas não são preservadas como deviam e são retiradas das margens dos rios e lagos, provocando assim o processo erosivo, o assoreamento e assim por diante. Para proteger a mata ciliar devemos respeitar o Código Florestal Brasileiro, que diz que a mata ciliar é uma Área de preservação permanente.
3. Queimadas: As queimadas são atividades realizadas tanto em áreas de florestas como em áreas de pastagens, ocorrendo para diversas finalidades, como limpeza da vegetação ou preparo do solo, para a agricultura e pecuária. Elas podem ser de dois tipos, natural e humano, causadas pelo próprio meio ambiente ou pelos seres humanos. As queimadas têm muitas consequências ruins, como:
problemas de saúde
perda de biodiversidade
https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/queimadas.htm
Para evitarmos as queimadas, devemos monitorar as áreas protegidas e não protegidas pela lei, e caso aconteça alguma atividade fora da lei, entrar em contato com as autoridades.
4. Assoreamento: Acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia, argila, detritos etc., na calha de um rio, na sua foz, em uma baía, um lago etc., consequência direta de enchentes pluviais, freq. devido ao mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, causada por desmatamentos, monoculturas, garimpos predatórios, construções etc. O melhor que podemos fazer é não retirar a mata ciliar, não desmatar as árvores, entre outros.
5. Defensivos agrícolas: Os defensivos agrícolas são produtos químicos, físicos ou biológicos usados na agricultura para o controle de seres vivos considerados prejudiciais à produção agrícola. Eles têm a função de defender as lavouras do ataque de insetos, plantas daninhas e doenças que atingem o ciclo de uma cultura.
Para utilizar esses produtos, um agrônomo precisa dar uma receita e o produto também precisa das recomendações de um especialista, e também tem o governo que fiscaliza o uso desses produtos devido ao mal que eles causam a saúde. Mesmo o aplicador do produto se protegendo corretamente ao aplicar o produto, esperar o tempo certo para colher assim o produto fica com o mínimo possível de agrotóxico, prejudica a saúde. É melhor comprarmos alimentos orgânicos, ou seja, sem agrotóxicos.
Comentários
Postar um comentário