Os Movimentos da Terra
Os Movimentos da Terra:
1) Translação: É o movimento que a Terra realiza ao redor do sol, e dura aproximadamente 365 dias, ou seja, um ano. As consequências do movimento de translação são as estações do ano: Inverno, verão, outono e primavera.
2) Rotação: É o movimento que a Terra realiza em torno do seu próprio eixo, e dura aproximadamente 24 horas. A consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e noites.
3) Precessão dos equinócios: "A precessão dos equinócios – também conhecida como precessão da Terra ou “o grande dia” – é um dos vários movimentos que a Terra realiza. Ele ocorre graças ao fato de a Terra realizar o seu movimento de rotação de forma inclinada, o que provoca que, a cada 25 770 anos, ela complete uma volta em torno do eixo de sua eclíptica. Recebe esse nome porque tem a capacidade de antecipar ou preceder os equinócios". ""O eixo de inclinação da Terra é de 23,5º, um valor não muito elevado, o que explica o fato de esse movimento ser relativamente lento, tornando-o quase imperceptível para nós. Em um ano, sua movimentação é de menos de 1º de deslocamento. Apesar disso, ele foi descoberto na Grécia Antiga por Hiparco de Alexandria, no ano de 129 a.C., através de observações das alterações na posição dos astros. "Como já destacamos, a precessão ocasiona uma antecipação dos equinócios – o momento no movimento de translação em que a iluminação solar encontra-se igualmente distribuída nos dois hemisférios terrestres. Assim, a cada ano, os equinócios são antecipados 20 minutos, de forma que, a cada 2 mil anos, temos um mês de diferença."
Veja mais sobre "Precessão dos Equinócios" em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/precessao-dos-equinocios.htm
4) Nutação: A nutação (do latim nutatione) é, na astronomia, uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um ciclo de 18,6 anos, sendo causada pela força gravitacional da Lua sobre a Terra. A nutação é provocada por uma inclinação de 5,1º no plano da órbita da Lua em relação à eclíptica, pela qual a precessão é durante nove anos de maior e depois nove anos de menor intensidade do que a média. Este efeito é matematicamente separado em duas componentes: a nutação eclíptica longitudinal de ±17,24" e a inclinação da eclíptica de ±9,21". Em homenagem a seu descobridor, o astrónomo inglês James Bradley (1693–1762), a nutação também é chamada Nutação de Bradley. Em 1728 ele pesquisou sobre precisas coordenadas celestes de algumas estrelas, quando encontrou o efeito da nutação. Ela tem uma dimensão semelhante à aberração da luz, também descoberta por Bradley.
Comentários
Postar um comentário