Tipos de Rochas

 

       Tipos de Rochas:

 

    

1) Rochas Ígneas ou Magmáticas: Rochas formadas pelo resfriamento do magma, se dividem em dois tipos: Intrusivas e Extrusivas.

Intrusivas ou Plutônicas: Se formam no interior da crosta terrestre, com um resfriamento muito lento que demora milhões de anos para finalmente formar uma rocha. Sua textura é cristalina.

EX: Granito.

Extrusivas ou Vulcânicas: Se formam à partir de uma erupção vulcânica, onde o magma entra em contato com o ar e resfria muito mais rápido. Sua textura é vítrea.

EX: Bazalto.

Outras curiosidades sobre as rochas magmáticas:

1) Rochas mais antigas;

2) Mais resistentes, sendo usadas em construções;

3) 65% da crosta;

4) Estrutura geralmente maciça;

5) Não apresentam nenhum depósito fóssil;

6) Incluem mais de um depósito mineral;

7)  Os depósitos minerais estão disponíveis na forma de manchas com tamanhos distintos dentro da rocha;

8) Não reagem com ácidos;

9) Podem ser vítreas( vidro vulcânico);


                                                            Obsidiana

2) Rochas sedimentares: Rochas formadas à partir de fragmentos de outras rochas, passando por alguns processos, como o intemperismo, a litificação, etc.

Intemperismo: Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação) e químicas (decomposição) que as rochas sofrem quando ficam expostas na superfície da Terra.

https://www.sgb.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/O-Intemperismo-e-a-Erosao-1313.html#:~:text=D%C3%A1%2Dse%20o%20nome%20de,expostas%20na%20superf%C3%ADcie%20da%20Terra.

Erosão: Erosão é o conjunto de processos que promovem a retirada e transporte do material produzido pelo intemperismo, ocasionando o desgaste do relevo. Seus principais agentes são a água, o vento e o gelo.

https://www.sgb.gov.br/publique/SGB-Divulga/Canal-Escola/O-Intemperismo-e-a-Erosao-1313.html#:~:text=D%C3%A1%2Dse%20o%20nome%20de,expostas%20na%20superf%C3%ADcie%20da%20Terra.


Transporte: Os fragmentos de rochas são levados pelo vento, chuva, entre outros para  o fundo do mar.
Deposição: Os fragmentos são depositados no fundo do mar e vão formando camadas e mais camadas de rochas pré-existentes.

Cimentação: As camadas de rochas depositadas vão se colando e ficando juntas até formarem uma só. Elas colam porque forma um cimento natural entre elas.

Diagênese ou Litificação: A diagênese é o conjunto de transformações e processos químicos, físicos e biológicos que o depósito sedimentar sofre após sua deposição, e podem conduzir o depósito sedimentar inconsolidado à rocha. Litificação é o processo de tornar-se rocha.



Outras curiosidades sobre rochas sedimentares:

1) Formadas por fragmentos de outras rochas;

2) Rochas mais recentes;

3) Menos resistentes e moles ou friáveis;

4) Normalmente contém fósseis e/ou combustíveis fósseis;

5) Apresentam camadas finas ou lâminas;

6) São porosas;

7) são rochas que formam aquíferos. EX: Aquífero Guarani;

8) Constituem apenas 5% da crosta.

3) Rochas Metamórficas: Rochas sedimentares ou magmáticas que sofreram transformações/metamorfismo. Existem dois tipos de metamorfismo:

Metamorfismo de Contato: O metamorfismo de contato, também conhecido como metamorfismo térmico, resulta da intrusão de magma a alta temperatura em rochas preexistentes. Este tipo de metamorfismo pode incidir sobre rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas. O calor libertado pelo magma intrusivo provoca nas rochas adjacentes a alteração dos minerais existentes e a formação de minerais novos. A pressão confinante pode influenciar a recristalização mas, neste tipo de metamorfismo, a pressão não é um fator muito significativo, pois este tipo de metamorfismo não ocorre a grandes profundidades, em geral não ultrapassando os 10 quilómetros.

https://www.infopedia.pt/artigos/$metamorfismo-de-contacto


Metamorfismo Regional: É caracterizado pela atuação equilibrada da temperatura, pressão litostática, pressão dirigida e tempo, daí a razão do termo dinamotermal. Pelo fato de atingir grandes áreas recebe a denominação de regional, e pelo fato de estar ligado a colisões de placas e formação de cadeias de montanha, também é chamado orogenético. O aquecimento não é devido à colocação de corpos magmáticos, embora estes possam estar presentes, contribuindo para a elevação da temperatura. Este tipo de metamorfismo sempre é acompanhado por deformação e dobramento, uma vez que se associa ao encontro de placas (colisões) que geram cadeias de montanhas. 


https://museuhe.com.br/rochas/rochas-metamorficas/tipos-de-metamorfismo/





Na formação das rochas metamórficas, nós temos os fatores que promovem o metamorfismo:

- Alta pressão;

- Alta temperatura;

- Fluídos;

- Tempo.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A forma da Terra

O que é Método Científico

Rochas e Minerais