Hidrosfera e Ciclo da Água
Hidrosfera:
Hidrosfera é uma das camadas que formam o planeta Terra. Ela é composta por todas as formas de água, ou seja, nos seus estados líquido, sólido e gasoso. As águas do planeta foram formadas especialmente ao longo do resfriamento da esfera terrestre. Esse recurso está distribuído de forma bastante desigual na superfície do planeta.
Os processos que ocorrem na atmosfera estão ligados principalmente ao ciclo da água. A hidrosfera é importante, pois concentra um recurso fundamental para a manutenção da vida. Portanto, a preservação das águas é uma condição primária para a presença de vida na Terra.
A hidrosfera é a camada do planeta Terra formada por água nos seus estados líquido, sólido e gasoso.
No seu estado líquido: a hidrosfera concentra-se nos cursos de água, lagoas, lagos, mares e oceanos, além das reservas de águas subterrâneas, chamadas de aquíferos.
No seu estado gasoso: a hidrosfera é composta pelo vapor de água, encontrado na atmosfera e nas nuvens.
No seu estado sólido: corresponde às geleiras e às demais formações de gelo, que estão predominantemente situadas nas regiões mais frias do planeta.
Um fato interessante sobre a hidrosfera é que, de toda a água do planeta Terra, 97,5% é salgada e apenas 2,5% é doce. E esses 2,5% de água doce estão divididos assim:
Ou seja, apenas 0,006% da água doce do planeta é própria para o consumo humano e é mais acessível. A maioria da água doce está congelada nas geleiras das regiões mais frias do planeta.
Ciclo da Água
O ciclo hidrológico, ou ciclo da água, é o movimento contínuo da água presente nos oceanos, continentes (superfície, solo e rocha) e na atmosfera. Esse movimento é alimentado pela força da gravidade e pela energia do Sol, que provocam a evaporação das águas dos oceanos e dos continentes.
O ciclo da água começa com ela no estado líquido, podendo ser a água de rios, lagos, etc. Logo a seguir, o calor do sol esquenta a água e ela passa para o estado gasoso. Essa etapa se chama evaporação. Em grandes altitudes, a temperatura é mais baixa, fazendo com que o vapor de água condense-se, formando as nuvens. Com o tempo, as nuvens vão ficando cada vez mais carregadas, até que a água caia em forma de chuva ou precipitação. A precipitação pode cair em forma de chuva, neve ou granizo. Ao atingir o solo, a água pode seguir diferentes caminhos, e um deles é se infiltrar no solo, tornando-se parte dos lençóis subterrâneos. A água usada pelos seres vivos retorna ao ambiente posteriormente por meio da transpiração, urina, fezes e até por meio da decomposição.
Comentários
Postar um comentário