A forma da Terra
A forma da terra
A Terra é redonda e todos sabem disso, mas algumas pessoas acreditam que a Terra não é redonda, e sim plana. Bom, essas pessoas estão erradas e eu tenho evidências que comprovam isso. As pessoas que são terraplanistas não precisam acreditar em mim, mas eu vou mostrar as evidências.
1) A aproximação e distanciamento de barcos:
A primeira evidência que comprova que a Terra é redonda pode ser observada quando um barco está se aproximando ou se afastando de um porto. Se pararmos em um porto, ficarmos olhando para o horizonte e um navio estiver se afastando, veremos que ele começará a desaparecer e depois que atravessar a linha do horizonte terá desaparecido. Isso é causado pela curvatura da Terra, e é assim que um navio "desaparece."
2) Aviões no céu:
Quando um avião em grande altitude aparece no horizonte ele é visto “em pé”, como se fosse um foguete indo para o espaço. E quando desce no horizonte oposto parece estar caindo de bico. No entanto, no distante local onde ele se encontra, ele está perfeitamente paralelo ao solo. Esse efeito do “avião em pé” ou “caindo” acontece por causa da curvatura da Terra! O que já não ocorre quando ele está mais próximo do observador.
http://www.adelmomedeiros.com/O%20globo%20da%20Terra.pdf
3) Eclipses Lunares:
Durante um eclipse lunar, a Terra passa entre a Lua e o Sol, o que faz com que a Terra projete sua sombra na Lua. Note que a sombra produzida é redonda. Mesmo se a Terra fosse plana, mas com forma de disco, não produziria esse tipo de sombra.
4) Constelações:
5) O experimento de Erastóstenes:
O experimento de Eratóstenes é uma prova de que a Terra é esférica. Em 205 aC, o astrônomo grego conseguiu medir a circunferência da Terra a partir da análise e do uso da proporção do comprimento da sombra projetada por uma vara. A medição foi feita em Alexandria. Eratóstenes cronometrou a coincidência quando o Sol estava diretamente acima de Syene.
E essas são as evidências de que a forma da Terra é esférica.
https://youtube.com/shorts/xPTgTo4-y38?si=yeipvtwHUdPEXSIb
Comentários
Postar um comentário